quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SUDÃO

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre apoia no Sudão o projecto "Salvar os oprimidos", oferecendo condições mínimas de educação para milhares de crianças nos campos de refugiados. Assim, o objectivo é apoiar os vinte mil alunos do programa escolar, colaborar na sua alimentação, fornecimento de água, medicamentos, participar na aquisição de material escolar, etc. A ajuda material pode ser enviada para a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SANTA TERESA DE LISIEUX

Nos próximos dias 1 e 2 de Outubro, na catedral de York - pertencente à Igreja Anglicana - serão recebidas as relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus.
O site da diocese anglicana de York, refere o seguinte:
"Teresa de Lisieux (1873-1897) foi uma das maiores santas da Igreja Católica Romana e, muitos Cristãos de várias denominações foram influenciados pelos seus escritos e pela sua vida. (...) As relíquias estarão na Inglaterra e no País de Gales, de 16 de Setembro a 16 de Outubro, a convite da Conferência Episcopal do Reino Unido. Por onde as relíquias tenham estado desde 1990, as pessoas experimentaram uma grande proximidade a Deus através desta Santa. (...) A catedral anglicana de York, será o único espaço não Católico por onde estarão os restos mortais de Santa Teresa".
O responsável da Catedral de York, rev. Keith Jones, declarou estar muito satisfeito com a vinda das relíquias de Santa Teresa pois ela é "um dom de Deus para todos nós e esta é uma oportunidade para os Cristãos de todas as denominações rezarem pela unidade dos Cristãos e renovarem a sua Fé e o seu Amor".

domingo, 9 de agosto de 2009

ANO SACERDOTAL

Na sua rubrica "O Passado do Presente", emitido semanalmente no programa "Ecclesia", na RTP2, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, fala sobre a identidade sacerdotal e evoca o Cura d'Ars, cujo centésimo quinquagésimo aniversário da sua morte, ocorreu no passado dia quatro de Agosto.


terça-feira, 4 de agosto de 2009

SALMO 25

1 Para Ti, SENHOR, elevo o meu espírito.
2 Meu Deus, em Ti confio: não seja confundido, nem escarneçam de mim os inimigos.
3 Pois os que esperam em Ti não serão confundidos; mas sejam confundidos os que atraiçoam sem motivo.
4 Mostra-me, SENHOR, os Teus caminhos e ensina-me as tuas veredas.
5 Dirige-me na Tua verdade e ensina-me, porque Tu és o Deus meu salvador. Em Ti confio sempre.
6 Lembra-Te, SENHOR, da Tua compaixão e do Teu amor, pois eles existem desde sempre.
7 Não recordes os meus pecados de juventude e os meus delitos. Lembra-Te de mim, SENHOR, pelo Teu amor e pela Tua bondade.
8 O SENHOR é bom e justo; por isso ensina o caminho aos pecadores,
9 guia os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer o Seu caminho.
10 Todos os caminhos do SENHOR são amor e fidelidade, para os que guardam a Sua aliança e os Seus preceitos.
11 Por amor do Teu nome, SENHOR, perdoa o meu pecado, pois é muito grande.
12 Quem é o homem que teme ao SENHOR? Ele lhe ensinará o caminho a seguir.
13 A sua vida decorrerá feliz, e os seus descendentes possuirão a terra.
14 O SENHOR comunica os seus segredos aos que o temem e dá-lhes a conhecer a Sua aliança.
15 Os meus olhos estão sempre postos no SENHOR, porque Ele tira os meus pés da armadilha.
16 Volta-Te para mim, SENHOR, e tem compaixão, porque me encontro só e abandonado.
17 Afasta as angústias do meu coração e livra-me das minhas angústias.
18 Vê a minha miséria e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados.
19 Vê como são numerosos os meus inimigos e como sentem por mim um ódio implacável.
20 Guarda a minha vida e salva-me. Eu confio em Ti, não me deixes ficar envergonhado.
21 Que a honestidade e a rectidão me protejam, pois em Ti confiei.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

AOS AMIGOS

No puedo darte soluciones para todos los problemas de la vida, ni tengo respuestas para tus dudas y temores... pero puedo escucharte y compartirlo contigo.

No puedo cambiar tu pasado ni tu futuro... pero cuando me necesites estaré junto a ti.

No puedo evitar que tropieces... solamente puedo ofrecerte mi mano para que te sujetes y no caigas.

Tus alegrías, tus triunfos y tus éxitos no son míos... pero disfruto sinceramente cuando te veo feliz.

No juzgo las decisiones que tomas en la vida... me limito a apoyarte, a estimularte y a ayudarte si me lo pides.

No puedo trazarte límites dentro de los cuales debes actuar... pero sí te ofrezco el espacio necesario para crecer.

No puedo evitar tus sufrimientos cuando alguna pena te parta el corazón... pero puedo llorar contigo y recoger los pedazos para armarlo de nuevo.

No puedo decirte quién eres ni quién deberías ser... solamente puedo quererte como eres y ser tu amigo.

José Luis Borges - A los Amigos

domingo, 22 de fevereiro de 2009

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Como é que estou hoje?
Como é que anda a minha relação com Deus?
O que é que tenho para agradecer?
Dou graças?
Do que é que me arrependo?
Peço perdão?

PARABÉNS PARA A MELHOR MÃE DO MUNDO!


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A SOLIDÃO ENTRE AS CRIANÇAS

Um inquérito levado a cabo pela Universidade Pontifícia de Comillas e outras instituições, entre quinze mil crianças, dos seis aos catorze anos, indica que 27% das crianças sente solidão em casa. 17% estão sozinhas em casa toda a tarde, 20% jantam sem o pai em casa, 3% jantam sem os dois pais. Cento e cinquenta mil crianças sofrem de falta de comunicação extrema. Quinhentos e oitenta mil crianças vêem televisão toda a tarde todos os dias.
No entanto, a maioria das crianças lê, pratica desporto e é solidária.
Números que dão que pensar...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é um tempo privilegiado de tomada de consciência que o Cristo que amamos é Aquele que realmente nos aproxima e, não podemos ser nós, a criar barreiras ou obstáculos que nos separem. Mas «se o ecumenismo se ficar simplesmente pelo encontro, mais ou menos esporádico, de alguns "líderes" eclesiais, nunca chegará a ter efeitos, dos quais o mais importante é a construção da unidade, pela relação amigável e colaborante das diferentes confissões. O ecumenismo real e importante será aquele que venha a atingir as comunidades cristãs e cada cristão. Por isso, é necessário incrementar práticas locais e muito concretas de encontro, para que cresça a relação entre as Igrejas envolvidas. Nisso se enquadrará, também, a educação ecuménica do povo de Deus, no nosso país maioritariamente católico.» (João Duque) . O artigo de João Duque pode ser lido aqui:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=68435&seccaoid=3&tipoid=49

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CULTURA E TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA...


Encontrei muito recentemente este documento, estudo elaborado pelo Instituto Heythrop, encomendado pelo Departamento de Educação e Formação da Conferência Episcopal de Inglaterra e do País de Gales: http://www.rcdow.org.uk/fileupload/upload/CESspotwtlsp10_05276200855834.pdf
Este Departamento solicitou a um grupo de especialistas que analisasse e reflectisse de forma crítica a cultura pós-moderna e a forma como a Igreja pode ajudar a responder às grandes questões que se apresentam ao Homem contemporâneo, pós-moderno.
O documento tem por base um inquérito realizado na Europa (The European Values Study) pela universidade holandesa de Tilburg, através da sua faculdade de Teologia (Católica), nos finais do séc. XX e no princípio do séc. XXI. Este inquérito destaca que 71% dos inquiridos declara a sua fé em Deus, mas destes apenas 31% acreditam num “Deus pessoal”, enquanto que 40% acreditam num “Espírito ou numa Força que dá a vida”. Numa escala de 1 a 10, em que o 10 corresponde a “muito importante”, a média para a questão “Deus é importante na sua vida?” ficou-se pelos 4.92. Somente 37,4% das pessoas declararam obter conforto e força da religião; mas, surpreendentemente, 49.8% gastam algum do seu tempo em “oração, meditação ou contemplação”.
De facto, perante estes números, e face a uma sociedade europeia cada vez mais alheada das questões religiosas, é importante que se reflicta sobre o Cristianismo e a forma como este deve ser anunciado…

sábado, 17 de janeiro de 2009

O ABANDONO DE IDOSOS

Uma notícia emitida por um órgão de comunicação social, a Rádio Renascença, no dia 15 de Janeiro, indica que há cada vez mais casos de abandono de idosos nos hospitais. Para ter acesso à notícia, vai-se aqui transcrevê-la:
«Em Portugal, há idosos que dão uma queda em casa e ficam 50 dias abandonados num hospital ou então são deixados nas unidades de saúde porque a família vai ver um jogo de futebol. Esta é uma realidade que não tem estatísticas, apenas relatos de casos, que acontecem sobretudo na faixa Litoral e nos grandes centros urbanos do país. Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, revela que cada vez mais estão a receber pedidos de ajuda para lidar com esta realidade. “Há famílias que colocam os seus idosos nos hospitais já quase no sentido de os despachar, depois os hospitais que se desenrasquem quanto ao futuro deles. Nesses casos têm havido contactos da parte dos hospitais com instituições com lares para acolherem os idosos”.“Isto revela alguma alheamento e egoísmo da parte das famílias e mostra, de facto, que os idosos são uma população que precisa de maior atendimento e cuidado”, sublinha.Segundo o mesmo responsável, estes casos acontecem sobretudo em famílias com menores dificuldades financeiras.Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, diz que os clínicos estão a ser pressionados pelas administrações dos hospitais para gastar menos e para libertar as camas que os idosos estão a ocupar.Por seu lado, Edmundo Martinho, presidente do Instituto de Segurança Social, diz que é sempre tentada uma resposta rápida, recusando uma realidade de dimensões alarmantes. “Aquilo que acontece normalmente é que quando há um caso desses sinalizado (…) nós procuramos com toda a rapidez encontrar uma solução. É preciso compreender que os nossos lares, de uma forma geral têm a lotação completa, e nem sempre é possível acorrer de imediato a uma situação que não é programável, o que nos obriga a fazer pesquisa e a tentar encontrar na Rede Solidária uma solução”».
O abandono ocorre em hospitais, mas também acontece aos idosos que estão em casa sozinhos ou aos idosos que vivem na rua, como sem-abrigo. O que acha que pode fazer para alterar estas condições? Na localidade onde reside há idosos em situações semelhantes?