terça-feira, 26 de agosto de 2008

O CHIADO - VINTE ANOS DEPOIS

No dia vinte e cinco de Agosto de mil novecentos e oitenta e oito estava de férias no Brasil. Fui acordada com a notícia de que "a cidade de Lisboa" estava a arder. Assim. Fiquei assustada. Depois, os meios de comunicação social brasileiros foram clarificando o acontecimento, explicando que o incêndio estava confinado ao Chiado.
É importante que as notícias sejam dadas com correcção e objectividade. A obtenção de níveis de audiência de leitores, ouvintes, ou espectadores não deve ser a preocupação predominante de quem informa.
Após o choque inicial dos Lisboetas e depois dos longos anos de reconstrução, aquela área de Lisboa foi recuperando gradualmente o seu dinamismo quotidiano. Tal como acontecera duzentos e trinta e três anos antes, quando a "Baixa" de Lisboa foi atingida pelo terramoto de 1755, deixando aquela zona da cidade em escombros. Mas, a pouco e pouco, também naquela época, essa área da cidade foi retomando a sua vida, ainda que com grandes alterações no traçado arquitectónico.
É esta a grande característica humana: a capacidade de se adaptar aos acontecimentos. Sem olhar nostalgicamente para o passado, a História tem, pois, este condão de nos ensinar com os acontecimentos do passado a olhar para o futuro com esperança.



2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Ana. Sou Altamir, brasileiro, professor de Bíblia. Gostaria que me enviasse um pequeno texto falando de seu país, sua vida para que eu colocasse no meu blog (com sua permissão). Agradeço imensamente!

altamirandrade.blogspot.com

Anónimo disse...

Boa Noite. Obrigado pela visita, quero que escreva um texto sim, terei muito prazer em publicá-lo!

Att

altamirandrade.blogspot.com