sábado, 28 de junho de 2008

CAMPANHA GLOBAL PELA EDUCAÇÃO

Final de Junho. Tempo de férias. Tempo de lazer para milhares de jovens portugueses que já estão de férias... isto é, para aqueles que não têm exames...
Ainda assim atrevo-me a escrever sobre a Campanha Global pela Educação. Esta campanha internacional envolve ONG's, sindicatos, escolas, movimentos sociais que defendem o direito à educação. Nascida em 1999, o objectivo da CGE é o de pressionar todos os governos do Mundo no sentido de fazerem cumprir as declarações e legislações internacionais, para que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação e, por outro lado, que os governos de todos os países cumpram a promessa de atingir um ensino primário gratuito, de qualidade e universal até 2015.
A educação em números:
-Na Zâmbia, a dimensão média de uma turma é de 64 alunos por professor, em muitas escolas é de mais de 100 crianças por turma.
- Nas escolas primárias da Libéria, há 27 crianças para cada manual.
- Em países como o Quénia, o Malawi, Moçambique, Uganda, Tanzânia e Zâmbia, mais de metade das crianças de 11 anos aprendem em salas de aula mas não têm qualquer livro.
- Adultos, no mundo inteiro, que não sabem ler nem escrever: mais de 750 milhões.
Ler mais sobre a Campanha Global pela Educação: http://www.educacaoparatodos.org/

Sem comentários: