segunda-feira, 30 de junho de 2008

JOVENS SOLIDÁRIOS

O sofrimento humano parece ser um tópico pouco atractivo para os jovens. Para eles existem outras realidades que lhes interessam mais.
Devo dizer que na minha experiência quotidiana tenho sido confrontada com realidades bem diferentes. Sempre que os desafio para alguma actividade de índole solidária, sinto nesta miudagem um entusiasmo e uma grande vontade de ajudar.
Este ano foi-lhes feita a proposta de colaborarem com a campanha por Darfur e, particularmente, no apoio a uma escola do Nyala.
O entusiasmo foi grande! Participaram numa sessão de sensibilização para o tema, orientada por um missionário comboniano. Ficaram tocados pelo sofrimento de tantos jovens e tantos adultos que vivem em campos de refugiados no Darfur e, por isso, um dos trabalhos que aqueles jovens realizaram com muito empenho foi a divulgação, junto dos colegas, do que se passa na região do Darfur. Um grupo, no entanto, quis realizar esta acção de sensibilização na sua terra, junto dos seus vizinhos. Foi bonito ver com que entusiasmo organizaram esta actividade na sua terra, num Domingo à tarde. Convidaram-me a estar presente. Fiquei muitíssimo feliz por constatar as capacidades e o empenhamento dos jovens para acções de tipo solidário, sempre que são desafiados a ajudar quem mais precisa!

Sem comentários: