terça-feira, 5 de agosto de 2008

ERRADICAÇÃO DA POBREZA

A Comissão Nacional Justiça e Paz agendou para o próximo dia 8 de Novembro, no Centro Cultural Franciscano, em Lisboa, uma audição pública sobre a erradicação da pobreza, intitulada "Dar voz aos pobres para erradicar a pobreza". O objectivo é reunir à mesma mesa pessoas que vivem ou viveram situações de pobreza, os responsáveis pelas políticas públicas e, pelas organizações de solidariedade social, investigadores, gente da cultura e da comunicação social.
No dia 4 de Julho, a pobreza foi considerada pelo Estado português como uma violação dos direitos humanos. Assim foi entendido e reconhecido em resolução aprovada pela Assembleia da República. A resolução surgiu na sequência do debate em plenário de uma petição apresentada à Assembleia da República, no dia 17 de Outubro de 2007, pela Comissão Nacional Justiça e Paz em nome de cerca das 123 mil pessoas e várias organizações que a subscreveram.

4 comentários:

Anónimo disse...

A proposta de erradicação da pobreza não será uma utopia?
Inês

Anónimo disse...

Não será uma utopia se a erradicação da pobreza estiver no topo das prioridades das agendas e das acções dos políticos mundiais...
Sofia

Anónimo disse...

Então continuará a ser uma utopia...
Inês

Ana Saavedra disse...

Eu continuo a acreditar que é possível erradicar a pobreza, pois tenho observado o muito que se faz - e que tem sido feito - para terminar com ela. Mas também tenho consciência que a pobreza só acabará quando os políticos de todo o mundo, assim como a sociedade civil, se consciencializarem de que esta é uma questão prioritária, e dessa forma trabalharem com esse objectivo.